Heróis anônimos estão espalhados por todo lado, e você pode se deparar com um deles até mesmo num caixa de supermercado. Em um dia qualquer, o escritor alemão Dirk-Oliver Lange resolveu dar uma saidinha rápida para comprar um pacote de café. Mas o destino fez com que essa atividade casual se transformasse num belo e inesquecível momento. Ele postou a história do que aconteceu em seu Facebook:
Este é o texto completo em português:
**********************
Hoje no supermercado:
Eu planejava apenas comprar um pouco de café, porque minhas reservas tinham acabado. Quando cheguei na fila do caixa, uma mulher idosa estava na minha frente. Ela era uma senhora bem vestida, mas a vida certamente já tinha deixado algumas marcas em seu rosto.
Os produtos que ela colocou na esteira deixavam claro que aquela mulher era uma pessoa sozinha. Um pãozinho francês, um pacote de frios, uma caixa de leite e uma barra de chocolate. Na sua vez de pagar, a moça do caixa lhe informou o valor da compra: 2,18 Euros (cerca de R$ 9,30). Ao invés de pegar a carteira na bolsa, a senhora começou a catar moedas nos bolsos de seu casaco. Neste ponto a atendente já estava claramente irritada, e os clientes na fila começaram a ficar impacientes. Quando terminou de contar o dinheiro, a jovem no caixa declarou: "ainda faltam 51 centavos". E a mulher respondeu: "Isso é tudo que tenho". "Então você terá que deixar alguma coisa," avisou a atendente. A idosa olhou com tristeza para os produtos, e lutou por um momento com a decisão de qual deles não comprar, até que ela apontou para o chocolate.
Essa situação partiu meu coração e eu decidi então avisar discretamente a menina do caixa que eu pagaria a conta. Eu entreguei a ela uma nota de 50 Euros (cerca de R$ 210), e a instruí a dar o troco para a senhora. Felizmente, a garota entendeu tudo de imediato, processou a compra, e devolveu para a idosa o troco e as moedas, dizendo as palavras "muito obrigada, já está tudo certo". A fila inteira ficou mergulhada num silêncio sepulcral. Era importante para mim fazer tudo discretamente. Eu não queria dar o dinheiro nas mãos da senhora, para não deixá-la constrangida. Eu queria que ela pudesse ter a sensação de estar comprando por conta própria o que precisava, como ela já deve ter podido fazer um dia.
Com lágrimas nos olhos, a idosa me olhou e falou: "Você é uma boa pessoa, será que eu poderia te dar um abraço?". Eu retruquei: "Sim, eu adoraria". E então ela empacotou suas compras e saiu do mercado, mas não sem antes me esperar do lado de fora. Pela primeira vez desde que a vi na fila, ela sorriu, e depois me agradeceu outra vez. Como resposta, eu perguntei a mulher se ela me faria um favor. Surpresa e confusa, ela disse: "O que eu poderia fazer por você?" "Eu lhe peço que entre outra vez no mercado e compre os alimentos que você desejar, desta maneira você vai me deixar feliz", eu expliquei. Ela concordou com um gesto de cabeça, e eu lhe desejei um bom dia. Enquanto caminhava de volta para meu apartamento, eu a vi entrar outra vez na loja. Que sentimento maravilhoso.
Ao chegar em casa, eu fiz meu amado café e pensei sobre este inesperado encontro. Eu fiquei agradecido que meu café tinha acabado. Esta ida ao mercado acabou se transformando em algo realmente positivo. Muito obrigado senhora desconhecida, por ter me dado esta oportunidade.
Que dia maravilhoso!
**********************
Na Alemanha, mais de meio milhão de pessoas se emocionaram e se sentiram inspiradas pela atitude deste homem. As pequenas ações fazem toda a diferença. Se você também acredita que atos generosos ajudam a construir um mundo melhor, então compartilhe esta história com todos os seus amigos!
0 comentários :
Postar um comentário