Segundo o site IBTimes UK, os testes permitiram velocidades de transmissão de dados a 1GBps. É um valor 100 vezes mais rápido que a atual tecnologia Wi-Fi e que, para o comum dos utilizadores, significa que um filme em alta definição pode ser descarregado em poucos segundos.
Mas o que é o Li-Fi? A tecnologia foi apresentada em 2011 e, desde então, tem estado a ser testada em laboratórios, com os investigadores a darem conta de velocidades de transmissão de dados na ordem dos 224 gigabits por segundo.
É uma tecnologia sem fios que permite a transmissão de dados utilizando a comunicação com luz visível, com recurso a lâmpadas LED.
É um processo mais difícil, uma vez que não há um “túnel de luz” para guiar o sinal, e tem a limitação de, ao contrário do Wi-Fi, o sinal Li-Fi não conseguir atravessar paredes. No entanto, esta limitação é o que torna esta tecnologia mais segura face a explorações externas.
De acordo com a imprensa da especialidade, a tecnologia Li-Fi pode não ser um total substituto do Wi-FI mas sim ser usada como complemento para criar redes mais eficientes.
Para o consumidor comum, o Li-Fi pode significar que, no futuro, as lâmpadas lá de casa podem ser usadas não só para iluminar a sala ou o quarto mas também para aceder à internet ou, por exemplo, criar uma rede interna que permita aos eletrodomésticos inteligentes comunicarem entre si.
Segundo Deepak Solanki, CEO da Velmenni, antes que o Li-Fi seja adotado em massa é preciso desenvolver técnicas que permitam adaptar os dispositivos atuais à nova tecnologia. “É muito difícil criar toda uma nova estrutura para o Li-Fi. Por isso, temos de trabalhar na integração do novo sistema no sistema que já existe”, explicou Solanki em entrevista ao IBTimes UK.
Em 2011, o Professor Harald Haas, inventor do Li-Fi defendeu que, no futuro, todas as lâmpadas LED poderiam ser usadas com uma alternativa ultra-rápida ao Wi-Fi. É esperar para ver.
Para além da Velmenni, adianta o site Mashable, outras empresas, como a Oledcomm e a pureLiFi, criada por Harald Haas, também estão a trabalhar nesta nova tecnologia e já apresnetaram ao mercado algumas soluções de adaptadores que permitem instalar tecnologia Li-Fi em casa ou num escritório.
0 comentários :
Postar um comentário